|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
17/03/2016 |
Data da última atualização: |
17/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO. |
Título: |
A formação de professores para a era da conexão móvel: um estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO - IBERCOM, 14. , 2015, São Paulo. Comunicação, cultura e mídias sociais: anais . São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 1594-1604. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo dialógico na metodologia de produção coletiva de videoclipe ambiental com uso de música amazônica, prática educomunicativa desenvolvida em projetos de divulgação científica e educação socioambiental, na Embrapa Rondônia. Tem-se como referencial teórico o dialogismo em Paulo Freire e M. Bakhtin, uma vez que Freire estimulou a comunicação dialógica para alcançar a transformação necessária das práticas educativas e que, referida prática tem a oficina como o lugar de interação de parceiros para a produção de sentido e elaboração de novos discursos. A pesquisa busca entender se a interação estabelecida nas oficinas, nas quais a metodologia foi aplicada, permite aos participantes produzir um novo discurso que expresse suas realidades. Os resultados da análise apontam que a interação ocorrida em oficinas de produção de videoclipes com acadêmicos de Comunicação Social e educadores ambientais, contribuiu para leitura crítica do discurso literário da música e sua expressão em outro gênero textual, neste caso, o videoclipe. Conclui-se que o uso da música no processo reflexivo/ educativo com grupos em oficinas, caracteriza-se como comunicação dialógica e recurso didático de educomunicação socioambiental, que pode ser utilizado para sensibilizar para questões ambientais e recomenda-se sua aplicação na educação formal e não formal. |
Palavras-Chave: |
Dialogism; Dialogismo; Discurso ambiental; Environmental discourse; Videoclip; Videoclipe. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/141370/1/Ibercom-2015-Anais-DTI-4VANIA.pdf
|
Marc: |
LEADER 02162nam a2200181 a 4500 001 2041311 005 2016-03-17 008 2015 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. 245 $aA formação de professores para a era da conexão móvel$bum estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO - IBERCOM, 14. , 2015, São Paulo. Comunicação, cultura e mídias sociais: anais . São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 1594-1604.$c2015 520 $aEste trabalho tem por objetivo analisar o processo dialógico na metodologia de produção coletiva de videoclipe ambiental com uso de música amazônica, prática educomunicativa desenvolvida em projetos de divulgação científica e educação socioambiental, na Embrapa Rondônia. Tem-se como referencial teórico o dialogismo em Paulo Freire e M. Bakhtin, uma vez que Freire estimulou a comunicação dialógica para alcançar a transformação necessária das práticas educativas e que, referida prática tem a oficina como o lugar de interação de parceiros para a produção de sentido e elaboração de novos discursos. A pesquisa busca entender se a interação estabelecida nas oficinas, nas quais a metodologia foi aplicada, permite aos participantes produzir um novo discurso que expresse suas realidades. Os resultados da análise apontam que a interação ocorrida em oficinas de produção de videoclipes com acadêmicos de Comunicação Social e educadores ambientais, contribuiu para leitura crítica do discurso literário da música e sua expressão em outro gênero textual, neste caso, o videoclipe. Conclui-se que o uso da música no processo reflexivo/ educativo com grupos em oficinas, caracteriza-se como comunicação dialógica e recurso didático de educomunicação socioambiental, que pode ser utilizado para sensibilizar para questões ambientais e recomenda-se sua aplicação na educação formal e não formal. 653 $aDialogism 653 $aDialogismo 653 $aDiscurso ambiental 653 $aEnvironmental discourse 653 $aVideoclip 653 $aVideoclipe
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 102 | |
1. | | OLIVEIRA, V. B. V. ABC da ciência: práticas educomunicativas no programa Embrapa & Escola em Rondônia. Revbea, São Paulo, v. 12, n. 3, Caderno II: Anais do IX FBEA, p. 618-619, 2017. FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9.; ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 4., 2017, Balneário Camboriú. Uma releitura crítica das políticas da Educação Ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa...Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| |
6. | | OLIVEIRA, V. B. V. Educom e práticas de recepção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. 1 CD-ROM. Resumo apresentado no Intercom 2011. I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudante de Educomunicaçao.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| |
7. | | OLIVEIRA, V. B. V. Educomunicação na construção de conferências infanto-juvenil pelo meio ambiente, em Rondônia. Revbea, São Paulo, v. 12, n. 3, Caderno II: Anais do IX FBEA, p. 616-617, 2017. FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9.; ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 4., 2017, Balneário Camboriú. Uma releitura crítica das políticas da Educação Ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa...Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| |
15. | | OLIVEIRA, V. B. V. Música Matança: reflexões sobre a biodiversidade florestal. In:HAMMES, V. S.; RACHWAL, M. F. G. (Ed.). Meio ambiente e a escola. Brasília, DF: Embrapa; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012. v. 7. 490 p. il. (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v. 7). p. 433-442. 7 490Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| |
Registros recuperados : 102 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|